segunda-feira, 16 de junho de 2008

Cauda Lonnnnnga

O texto é bem acessível, até eu entendi!!!(heheheh). Gostei quando ele compara sua adolescência com a de um garoto de 16 anos!! Um pouco da vida do garoto tenho ceretza que muitos de nós podem se identificar!!!(claro que não quanto a aprender japones...)

Encontrei uma entrevista da Revista Época com o autor do livro e achei legal, pelo menos mais interessante que meus comentários....aí estão as partes mais interessantes!!!

Lá vai!
Chris Anderson tem 44 anos e escreveu o livro A Cauda Longa (Campus/Elsevier), no qual defende o crescimento dos mercados de nicho.

ÉPOCA - O que é a teoria da Cauda Longa? Chris Anderson - A teoria da Cauda Longa diz que nossa cultura e economia estão mudando do foco de um relativo pequeno número de 'hits" (produtos que vendem muito no grande mercado) no topo da curva de demanda, para um grande número de nichos na cauda. Como o custo de produção e distribuição caiu, especialmente nas transações online, agora é menos necessário massificar produtos em um único formato e tamanho para consumidores. Em uma era sem problema de espaço nas prateleiras e sem gargalos de distribuição, produtos e serviços segmentados podem ser economicamente tão atrativos quanto produtos de massa.

ÉPOCA - Por que as empresas aderiram com tanto entusiasmo à teoria da Cauda Longa? Chris Anderson -Porque a teoria é verdadeira. Mas também porque ela é uma figura de linguagem que descreve um fenômeno que está à nossa volta. Todos vemos a internet, todos vemos a mudança que ela está provocando, mas não tínhamos uma boa maneira para descrever essa mudança. Uma frase que descreve, de maneira simples, um fenômeno complexo é muito útil

ÉPOCA - Grandes companhias americanas estão fazendo campanha junto a políticos e ao governo para passarem a cobrar um "pedágio" na internet, onde quem pagasse mais teria privilégios na rede. O que você acha disso? Chris Anderson -Não gostaria de entrar nesse assunto. Acho um tema complicado e geralmente as pessoas interpretam de maneira errada comentários sobre o tema. Mas não penso que isso vá acontecer. Não acho que eles vão conseguir controlar a internet. Ela é muito distribuída, tem muitos participantes. Não estou preocupado com essa possibilidade.

Tchau

Nenhum comentário: